Um fio de fumo nos confins do mar - Personagens e Resumo

 

Olá Caros Leitores!
Como o livro “Um fio de fumos nos confins do mar” de Alice Vieira foi um dos livros seleccionados para o Concurso Nacional de Leitura e obviamente eu li-o, decidi então publicar um post com informações sobre as personagens bem como o resumo final do livro.
Aqui ficam as personagens do livro e uma breve descrição:
Guilhermina (Mina) – Guilhermina é filha de Cacilda, não morre de amores pela escola e não acabou o 9ºano devido a decisão da sua mãe. Adoraria ver a sua mãe casada com o seu namorado. Sonha em viver numa casa maior, com um quarto só para ela. Nunca conheceu o seu pai apenas sabe que é um “anjo”.
Cacilda – É a mãe de Guilhermina. Uma mulher que foi posta fora de casa pelos seus pais viscondes, junto com a governanta da casa. Modesta, contenta-se com aquilo que tem, e acha-se culpada de tudo o que acontece de mal. Tira rendimento fazendo tapetes de Arraiolos e traduções. É a namorada de Crispim.
Mademassoile Nadine Fabre (Nani) – Foi em tempos governanta da casa da mãe de Cacilda. Passou a murar com Cacilda e Guilhermina, tendo sido igualmente expulsa da casa onde era governanta. É uma amante de ópera e adoro Maria Callas. Toca piano e em tempos já deu lições. É como uma avó para Mina.
Crispim – É o namorado de Cacilda. Adoro cinema, é um comunista ferrenho e uma amante da Língua Portuguesa. Um homem que associa tudo ao cinema: grandes estreias, entregas de Óscares. Está completamente apaixonado por Cacilda.
Narcisa – Uma mulher que vivia atordoado com as dívidas do seu pai, e com a sua madrasta que fazia dela escrava. Casa com João Queiroz (um homem de berço) e dá a luz Cacilda. Uma mulher de ideias bem definidas, expulsou a sua filha junto com a governanta da casa a propósito de um escândalo. A sua morte deu-se logo após a do seu marido
João Queiroz – Era um viscondes de boas famílias, que não viram com bons olhos o seu casamento com Cacilda. Irritado com o 25 de Abril, morreu após uma suposta gripe, que segundo a sua mulher foi agravado pelo desgosto
Rute Isabel – Apresentadora do programa “Quem sabe deles”, vivia sufocada com a agitação dos estúdios das gravações. Uma mulher profissional que se comovia com facilidade.
 
                      ( As personagens não estão, por ordem de importância)
Personagens secundárias
Homem dos auscultadores
Homem do cabebo verde
Loira de pastilha elástica
Vizinha Inocência
Filha Nucha
Deodato
Leonarda
Rapaz de blusão azul (Belezas)
Dona Rosalina
Dona Furtunata
 Dona Isaura
Nelito
Vitorino
Senhor Guilherme
Pai da Mina ( Referido no livro como um anjo”)
Resumo Final do Livro
Guilhermina (Mina) filha de Cacilda, é uma jovem que não morre de amores pela escola e nem acabou o 9ºano por vontade da mãe. Procura por incentivo de Crispim e Nani, a sua avó com o título de Viscondessa através do programa “ Quem sabe deles” apresentado por Rute Isabel. Mina acaba por não concretizar o seu desejo e dos seus de encontrar a sua avó.
A minha opinião sobre o livro
Numa primeira análise, detestei o livro, devido talvez ás más criticas que li e a desconcentração com que o li. Após uma segunda leitura, com concentração e atenção, achei um óptimo livro. É certo que tem alguma desorganização mas devemos fazer disso um desfio e não um problema. É para mim um romance bem concretizado, que se encara no perfil de leitura de um jovem em idade escolar. É certo que não é um dos melhores livros de Alice Vieira porém é um livro bem conseguido.
Espero ter ajudado! Disponibilizo também, se pedirem, resumos de uma secção de páginas de livro bem como um questionário. Publicam a vossa opinião do livro através de comentários.
Rita Teixeira
publicado por Rita Teixeira às 15:11 | link do post | comentar